Agricultores e Produtores rurais participam de palestra sobre Manejo e Conservação do Solo em Uruará e Placas no Pará

Publicado por: Glícia Favacho



     Mostrar que o solo é um recurso finito, vital e não renovável e que sua degradação pode trazer graves problemas ambientais e econômicos. Essa foi a principal mensagem da palestra realizada pela Gestão Ambiental da BR-230/422/PA através do Programa de Educação Ambiental (PEA), para os vários agricultores e produtores rurais, que estiveram presente na Casa Familiar Rural de Uruará e Placas no Pará.

    Muita informação e aprendizado foi o que todos tiveram durante a palestra que objetivou conscientiza sobre o manejo e conservação dos recursos naturais, para que sejam usadas técnicas sustentáveis, prevenindo a erosão, conscientizando e incentivando a adoção de práticas conservacionistas.

    As apresentações enfatizaram os principais tipos de solos, suas características como solo argiloso, arenoso, humoso e calcário, os principais tipos de erosão hídrica que podem ocorrer em áreas agrícolas e os principais impactos intrínsecos e extrínsecos à propriedade rural. Também foram abordadas as principais práticas de conservação dos solos classificadas em três grupos: edáficas, mecânica e vegetativa.

    De acordo com a Engenheira Agrônoma, Luanna Nava, durante as apresentações a receptividade foi excelente, demostrando que estão cientes da importância do manejo e da conservação do solo, aproveitando a oportunidade para aprenderem mais e esclarecerem dúvidas, mas ressaltou a importância de saber que as práticas conservacionistas não aumentam de imediato os lucros, entretanto os resultados a longo prazo são compensadores, pois a produtividade se mantém indefinidamente constante ou pode até melhorar.